segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Musicas

Fizemos leitura de ajuste em um dia, utilizando a letra completa da música. Surgiram muitas perguntas sobre marcas de doces antigos e sobre como se conversava antes do e-mail. As crianças acharam que um convite precisava ser postado com muita antecedência, já que demorava para chegar.
Em outro dia completamos a música com as palavras que faltaram, conversamos sobre as dúvidas que surgiam: "jujuba pode ser com G?", "chocolate é com X ou CH?" "Joana é com G ou J?"
Um bom trabalho para discutir ortografia, lembrando que para isso precisa ser feito, debatido e refletido no coletivo.
Para transformar em uma atividade de leitura é necessário apenas, adicionar um banco de palavras.

Futebol

Esta foi na época da Copa mas pode ser usada sempre, pois os meninos (a maioria deles) está sempre ligada nos seus times do coração, e muitas meninas também! Fizemos em um primeiro dia uma lista coletiva com tudo que lembrava futebol para eles, essa atividade de escrita, fizemos alguns dias depois. Fizemos em dupla com letras móveis. Para fazer dela uma atividade de leitura, basta adicionar um banco de palavras que pode ser a própria lista coletiva.

Folclore

A atividade abaixo, de leitura, pode ser usada de maneiras diferentes, de acordo com o grau de reflexão que se almeja alcançar: o professor pode ler a pergunta e os alunos procuram a resposta, um aluno lê e o outro procura a resposta ou o aluno resolve com autonomia. Em uma mesma turma, com a mesma atividade, podemos atingir níveis diferentes de autonomia na leitura.
Esta atividade foi realizada no coletivo:

Esta é de escrita. Para transformá-la em atividade de leitura, basta deixar que consultem a lista de personagens realizada anteriormente no coletivo.

FLORES

Estas atividades começaram perto do Dia da Mães. Após ler para a turma uma reportagem sobre o presente mais oferecido, as flores, surgiu um interesse da turma sobre o tema e pesquisamos, escrevemos, lemos, fizemos dobraduras sobre FLORES. Trabalhamos também com músicas infantis e conversamos sobre nomes próprios que são também nomes se flores.
Em ordem: ROSA, TULIPA, MARGARIDA, GIRASSOL, MACELA, CRAVO, LÍRIO, ORQUÍDEA, CAMOMILA, BEIJINHO, PALMA e AÇUCENA.

Festa Junina

Atividade de escrita utilizando letras móveis, em dupla
Para trabalhar segmentação, o ideal é realizar esta atividade coletivamente.

O BALÃO VAI SUBINDO
VAI CAINDO A GAROA
O CÉU É TÃO LINDO
A NOITE É TÃO BOA
(para escrita em dupla com letras móveis)

Festa Junina

Atividade de organização de listas. Antes fizemos uma lista coletiva de tudo que tinha na Festa Junina

Ordenação de música por versos e palavras


Atividade de escrita, utilizando as letras móveis, realizada em dupla.

Festa Junina

Leitura de ajuste
As adivinhas podem ser feitas de diferentes maneiras de acordo com o grau de dificuldade que se pretende alcançar: o professor lendo, em duplas onde um lê e o outro responde ou em duplas quando ambos leem.

Depois da leitura da música, os alunos deveriam procurar os nomes da figura. É possivel transformar em uma atividade de escrita, para isso basta retirar o texto base.

Completamos coletivamente, discutindo a escrita das palavras

Carnaval

Ordenação de Chiquita Bacana - atividade de leitura


África


 Essas duas atividades foram utilizadas no Ano da Copa/2010, aproveitando a mídia em torno da nossa mãe África. Mas usarei, sem dúvida em outros momentos. Utilizamos antes, muitos livros, veja as dicas na página: LEITURA COMPARTILHDA.


Contos de Fada

Essa atividade de leitura foi realizada em duplas, os alunos deveriam montar os nomes das histórias:
  • O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
  • A BELA E A FERA
  • A BELA ADORMECIDA
  • BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES
  • O PEQUENO POLEGAR
  • O PATINHO FEIO
  • ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
  • O SOLDADINHO DE CHUMBO 
  • CHAPEUZINHO VERMELHO



domingo, 24 de outubro de 2010

Chico Bento e os personagens do Folclore

Esta atividade foi retirada de um outro blog: alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/.
A proposta aqui é realizar com os alunos a escrita de um texto escrito, a partir de um texto não-verbal. O principal é explorar sempre o texto antes, na oralidade: trabalhar todos os elementos, os personagens, o desenrolar da história, os elementos que dão a graça ao texto e só depois propor a escrita. A mesma pode ser realizada no coletivo, tendo o professor como escriba, em duplas ou individual. Nas três possibilidades o trabalho prévio com o texto é essencial



Nesta atividade, propomos uma escrita de palavras para completar o texto. No entanto este texto surgiu da própria turma a partir da interpretação do desenho realizado em aulas anteriores.

A capa desta revista serviu para o início das discussões sobre o Folclore. Debatemos sobre os personagens e o Chico Bento, e sobre a conversa dele com eles. Por que estão com medo? Qual é o real perigo para os habitantes da floresta? Qual os medos reais e quais as fantasias? O trabalho resultou em um texto coletivo, tendo a professora como escriba.

Meteoro da Paixão

No ano de 2010 fiz um acordo com a turma: propunha a leitura e escrita de algumas músicas que eu gostava e eles propunham também, o trabalho com algumas que eles gostavam, assim trabalhamos esta "Meteoro da Paixão" escolhida por eles. Nesta primeira atividade realizamos a leitura de ajuste, onde ajustamos o oral ao escrito com texto que sabemos de cor. Alguns alunos vinham ao quadro, onde a música estava exposta, e acompanhavam com o dedo a medida que cantávamos, o mesmo fazia os outros com o texto no papel. Quando havia algum descompasso, buscávamos pistas para ajustar novamente.








Aqui, em outro dia e sem o modelo da música para consulta, pois a atividade é de escrita, propomos a escrita da primeira estrofe da música a partir das letras certas. Esta atividade foi realizada em duplas para que pudessem debater sobre suas ideias. Esta atividade é ideal para trabalhar com alunos que já se encontram na hipótese alfabética da escrita e que precisam refletir sobre a ortografia das palavras.




Em outro dia, propomos a escrita das palavras que faltavam (novamente sem apoio do texto anterior pois é uma atividade de escrita) e debatemos, coletivamente, sobre as dúvidas que surgiam.
Para fazer desta uma atividade de leitura, basta acrescentar um banco de palavras que deverá ser consultado pelos alunos.

Os Incríveis



Após assistirmos o filme, propomos diferentes atividades com os personagens, nesta acima, os alunos deveriam escolher um dos personagens e preencher a sua ficha de super- heroi. 

Aqui trabalhamos com a ideia de legenda para as imagens, eles deveriam procurar na tabela abaixo, a escrita que melhor serviria para explicar a imagem acima. A atividade foi realizada em dupla e cada dupla fez uma folha com 3 imagens.

Na atividade abaixo propomos a escrita dos nomes dos personagens, a atividade foi realizada em dupla e discutimos sobre as dúvidas que surgiram: "Gelado é com g ou j? Flecha é com x ou ch? É Frecha ou Flecha?"

Pedrinho. Sítio do Pica Pau Amarelo


Após a leitura de ajuste da música, os alunos deveriam procurar na mesma, os nomes das imagens acima. Para transformar em uma atividade de escrita basta retirar a possibilidade de procurar no texto e propor a escrita. O ideal é, caso seja feita desta segunda forma, realizar as atividades em dias diferentes: primeiro a leitura de ajuste e depois a atividade de escrita.

Poesia

Ao trabalhar com rimas, vamos brincando com as possibilidades das palavras. Nesta atividade de leitura (pois os alunos deverão achar as palavras no banco) há diferentes possibilidades de realização: o professor pode ler o verso e o aluno completar, um aluno pode ler para o outro completar, ou o aluno poderá fazer com autonomia em ler os versos e procurar as palavras no banco. O importante é o professor ficar atento para o grau de dificuldade que cada aluno poderá realizar para aproveitar ao máximo das reflexões. Lembrem-se: nem tão fácil que não ofereça desafios, nem tão difícil que impossibilite a realização.

Sinhá Moça


Mais uma música escolhida pela turma! Estávamos no auge da novela no "Vale a pena ver de novo" e como a turma estudava de manhã, muitos alunos assistiam e cantavam a música. Durante um tempo a temática da novela foi discutida em sala, muitos alunos não acreditavam que realmente havia existido escravidão no Brasil. Não podiam supor o máximo de exploração do homem pelo homem que nos assolou durante tanto tempo... e duvidavam dos castigos físicos. Surgiram dúvidas sobre o que era o quilombo, feitor, capitão do mato. Durante algum tema discutimos, conversamos, pesquisamos e compreendemos um pouco mais da nossa História.
Com a musica realizamos leitura de ajuste, e em outro dia, propomos a escrita para completar as lacunas, sempre sem o apoio do texto integral (pois atividade de escrita) e em outro dia.
Com os personagens, propomos a escrita dos nomes dos mesmos e aproveitamos para debater sobre nomes próprios, sobrenomes, apelidos, além de toda a temática relatada acima.



Musicas

Aqui temos "Narizinho" para escrita, realizamos esta atividade, debatendo as dúvidas que surgiam na escrita das palavras.

Trabalhamos leitura de ajuste com a CUCA e também aproveitamos para falar sobre adjetivos, descobrindo no texto, quais os atribuídos a Cuca. Depois fizemos uma lista dos adjetivos que poderiam ser atribuídos a outros personagens do Sítio.
Também realizamos leitura de ajuste com esta música