Formação

       Esse conjunto de DVD’s traz uma análise sobre a vida e obra de Emília Ferreiro. Com entrevistas e fala de diversos educadores, traz em SUS vídeos, entrevistas e demonstrações. Imprescindível para as escolas que desejam transformar seus Centros e Grupos de Estudos em momentos de reflexão sobre o tema alfabetização.

***************************************************************************      Alfabetização e Linguística – Luiz Carlos Cagliari – Editora Scipione. Um texto grandiosamente explicativo, provocativo e político, pois o autor não se furta ao direito de contestar a forma como tradicionalmente trabalhamos com a alfabetização.

*****************************************************************
 Aprendendo a escrever – Ana Teberosky – Editora Ática. Ana Teberosky (que junto com Emília Ferreiro elaborou a Psicogênese da Língua Escrita) trata neste livro de questões teóricas sobre a construção da escrita, mesclando com propostas didáticas para a sala de aula.

**********************************************************
     O aprendizado da Ortografia – org. – Artur Gomes de Morais – Editora Autêntica. Reunindo textos de diversos autores que trabalham com o tema ortografia, Artur Gomes nos traz propostas de pensar e trabalhar a ortografia de maneira significativa para nós e nossos alunos.

*********************************************************************
Passado e presente dos verbos ler e escrever – Emília Ferreiro - Editora Cortez. Neste livro Emília traz um verdadeiro histórico sobre a escrita e a leitura. É neste livro que temos a frase que dá nome ao nosso blog “Alfabetização não é um luxo nem uma obrigação; é um direito”

****************************************************************
  Ortografia: Ensinar e Aprender – Artur Gomes de Morais – Editora Ática. Artur Gomes trabalha com o conceito de ortografia, sobre o que é preciso saber e o que é preciso memorizar e de que forma isso pode ser feito de maneira significativa.
*********************************************************************
  Escrever e Ler. Vol.1.  Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler - Editora Artmed . Traz discussões teóricas sobre o tema, baseadas sempre em produções dos alunos.
    Escrever e Ler. Vol.2. Materiais e recursos para a sala de aula- Editora Artmed. Exemplos e propostas didáticas para uso em sala de aula.

********************************************************

 Psicogênese da Língua Escrita – Emília Ferreiro e Ana Teberosky – Editora Autêntica . É o divisor de águas na história da alfabetização. Não se pode pensar sobre o tema, depois deste livro, da mesma maneira. Nele, pela primeira vez, é questionado o como se aprende. É apresentada aqui a teoria da Construção das hipóteses de escrita.


****************************************************
    Reflexões sobre alfabetização -  Emília Ferreiro – Editora  Cortez. Aqui Emília retoma as reflexões sobre a escrita iniciadas em “Psigogênese da Língua escrita”, trabalha com o conceito da escrita como um sistema representacional e não um código e sobre a alfabetização na Educação Infantil.
********************************************************
Com todas as Letras – Emília Ferreiro – Editora  Cortez – Neste livro, através de três textos, Emília Ferreiro trata de temas como a repetência e retenção, os objetivos da alfabetização inicial, fracasso escolar, entre outros

*********************************************************
 O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – Telma Weisz – Editora Ática. Telma apresenta reflexões importantes sobre a relação ensino-aprendizagem, sempre unindo teoria e prática.
*************************************************************