domingo, 24 de outubro de 2010

Chico Bento e os personagens do Folclore

Esta atividade foi retirada de um outro blog: alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com/.
A proposta aqui é realizar com os alunos a escrita de um texto escrito, a partir de um texto não-verbal. O principal é explorar sempre o texto antes, na oralidade: trabalhar todos os elementos, os personagens, o desenrolar da história, os elementos que dão a graça ao texto e só depois propor a escrita. A mesma pode ser realizada no coletivo, tendo o professor como escriba, em duplas ou individual. Nas três possibilidades o trabalho prévio com o texto é essencial



Nesta atividade, propomos uma escrita de palavras para completar o texto. No entanto este texto surgiu da própria turma a partir da interpretação do desenho realizado em aulas anteriores.

A capa desta revista serviu para o início das discussões sobre o Folclore. Debatemos sobre os personagens e o Chico Bento, e sobre a conversa dele com eles. Por que estão com medo? Qual é o real perigo para os habitantes da floresta? Qual os medos reais e quais as fantasias? O trabalho resultou em um texto coletivo, tendo a professora como escriba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário