Fizemos leitura de ajuste em um dia, utilizando a letra completa da música. Surgiram muitas perguntas sobre marcas de doces antigos e sobre como se conversava antes do e-mail. As crianças acharam que um convite precisava ser postado com muita antecedência, já que demorava para chegar.
Em outro dia completamos a música com as palavras que faltaram, conversamos sobre as dúvidas que surgiam: "jujuba pode ser com G?", "chocolate é com X ou CH?" "Joana é com G ou J?"
Um bom trabalho para discutir ortografia, lembrando que para isso precisa ser feito, debatido e refletido no coletivo.
Para transformar em uma atividade de leitura é necessário apenas, adicionar um banco de palavras.
Com este blog quero compartilhar as minhas experiências sobre alfabetização dentro da concepção Construtivista, baseada nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky. Aqui vocês encontrarão livros e textos tanto para a formação profissional quanto para a leitura compartilhada com os alunos, minhas idas em escolas para dinamização de Grupos de Estudos sobre o tema, além de reflexões sobre atividades realizadas com os alunos. Com carinho e dedicação, Amanda Guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário