*******************************
Breve Histórico da Alfabetização no Brasil:
- Alfabetização, tradicionalmente concebida como repetição, cópia, memorização
- Métodos analíticos e sintéticos
- Cartilha
- Culpabilização pelo fracasso escolar
- A Psicogênese da Língua escrita
CIEP Doutor Zerbini (Escola Estadual) em 7 de julho de 2010
CIEP Leonel Brizola (Escola do Município do RJ) em 2 de agosto de 2010
Sala dos Professores Mestre Paulo Freire (Secretaria Municipal de Educação - Duque de Caxias) em 9 de novembro de 2010.
Sala dos Professores Mestre Paulo Freire (Secretaria Municipal de Educação - Duque de Caxias) em 9 de novembro de 2010.
************************************
Ler sem saber ler e escrever sem saber escrever. Como isso é possível?
- Teoria e prática precisam ser uma coisa só
- Intervenções na escrita
- Estratégias de leitura
- Ambiente alfabetizador
- Atividades cotidianas
- Organização em grupos e duplas
- Exemplos de atividades
*************************************
O que é ortografia e para que ensiná-la?
- Que desafios estão postos após os alunos alcançarem a hipótese alfabética?
- Diagnose ortográfica
- Importância da ortografia segundo alguns teóricos
- Classificação dos erros ortográficos segundo Luiz Carlos Cagliari
- Análise de escritas
- Atividades
Escola Municipal Doutor Ricardo Augusto de Azeredo Vianna (escola do município de Duque de Caxias) em 19 de agosto 2010
********************************************
· Palestrante no 1º Encontro Integrador do Alfaletrar “Alfabetização na escola inclusiva: desafios
e possibilidades” –Prefeitura de Duque de Caxias - 2010
Roteiro do relato apresentado no Encontro: