domingo, 24 de outubro de 2010

Meteoro da Paixão

No ano de 2010 fiz um acordo com a turma: propunha a leitura e escrita de algumas músicas que eu gostava e eles propunham também, o trabalho com algumas que eles gostavam, assim trabalhamos esta "Meteoro da Paixão" escolhida por eles. Nesta primeira atividade realizamos a leitura de ajuste, onde ajustamos o oral ao escrito com texto que sabemos de cor. Alguns alunos vinham ao quadro, onde a música estava exposta, e acompanhavam com o dedo a medida que cantávamos, o mesmo fazia os outros com o texto no papel. Quando havia algum descompasso, buscávamos pistas para ajustar novamente.








Aqui, em outro dia e sem o modelo da música para consulta, pois a atividade é de escrita, propomos a escrita da primeira estrofe da música a partir das letras certas. Esta atividade foi realizada em duplas para que pudessem debater sobre suas ideias. Esta atividade é ideal para trabalhar com alunos que já se encontram na hipótese alfabética da escrita e que precisam refletir sobre a ortografia das palavras.




Em outro dia, propomos a escrita das palavras que faltavam (novamente sem apoio do texto anterior pois é uma atividade de escrita) e debatemos, coletivamente, sobre as dúvidas que surgiam.
Para fazer desta uma atividade de leitura, basta acrescentar um banco de palavras que deverá ser consultado pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário